De acordo com a comunicação publicada no site da presidência russa, Lukashenko foi condecorado por ocasião da celebração do seu 70º aniversário esta sexta-feira, 30 de agosto, e pelos excelentes serviços prestados no desenvolvimento das relações de aliança e parceria estratégica entre a Rússia e a Bielorrússia.
A nota especifica que Lukasehnko tem feito muito para fortalecer os laços de amizade entre os povos russo e bielorrusso e a sua contribuição pessoal para a criação e funcionamento eficaz do Estado da União tem sido uma constante.
Putin e Lukashenko, como observou o Kremlin, mantêm uma forte amizade. Eles se veem com frequência e ligam regularmente.
Ao mesmo tempo, como observou o porta-voz presidencial Dmitry Peskov, os líderes de ambos os países distinguem-se pela defesa dos interesses dos seus próprios Estados, o que permite proteger os interesses do Estado da União da Rússia e da Bielorrússia.
A Ordem de Santo André Apóstolo foi criada por Pedro o Grande em 1698. No total, mais de mil pessoas receberam a condecoração até 1917, das quais aproximadamente metade eram súditos estrangeiros.
De acordo com o estatuto, pode ser concedido a estadistas e figuras públicas proeminentes e outros cidadãos da Rússia por “serviços excepcionais que contribuem para a prosperidade, grandeza e glória da Rússia”, bem como a chefes de estado e governos de países estrangeiros.
Menos de 30 pessoas foram condecoradas com a Ordem de Santo André Apóstolo desde 1998. Entre eles estão figuras políticas estrangeiras: os presidentes do Azerbaijão, Heydar Aliyev, e da China, Xi Jinping, e o ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev.
jha/gfa/ls