16 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Jornal chileno El Siglo comemora 84 anos de árduo trabalho

Jornal chileno El Siglo comemora 84 anos de árduo trabalho

Por Carmen Esquivel Sarría Santiago do Chile, 1 set (Prensa Latina) Aos 84 anos de idade, o jornal chileno El Siglo continua hoje sem perder sua essência de publicação alternativa, comprometida com o direito à informação e a defesa do povo.

Criado em 31 de agosto de 1940 para contribuir com o equilíbrio da comunicação no Chile, sua história não foi fácil, pois teve que enfrentar e resistir a dois períodos de clandestinidade durante regimes ditatoriais e agora realiza seu trabalho em um contexto marcado pela alta concentração da mídia hegemônica.

“Há 84 anos oferecemos outra perspectiva, outra opção informativa e comunicacional, comprometida com as forças de esquerda, os movimentos sociais e os processos de mudança”, disse o diretor da publicação, Hugo Guzmán, à Prensa Latina.

Ele lembrou que, em sua história, sofreu a pior violação do direito à informação e da suposta liberdade de imprensa, pois enfrentou a ilegalização, o fechamento e a repressão dos setores conservadores e fascistas.

Hoje temos de lutar contra a falta de recursos financeiros e a estigmatização, mas isso não nos desencoraja a enfrentar a tarefa de comunicação, e estamos fazendo isso com edições impressas, um portal da web e redes sociais, disse ele.

O aniversário do El Siglo foi comemorado na sede do Instituto de Ciências Alejandro Lipschutz, onde participaram profissionais do setor, ex-funcionários do jornal, membros do Colégio de Jornalistas, líderes políticos e membros do corpo diplomático.

O evento homenageou o ex-presidente do Partido Comunista do Chile (PCCh), Guillermo Teillier; o jurista e ex-vice-diretor do El Siglo, Eduardo Contreras, e o proeminente economista Hugo Fazio, colaborador do jornal.

Em seu discurso, o presidente do PCCh, Lautaro Carmona, destacou o papel do El Siglo na defesa das demandas dos trabalhadores, dos direitos humanos, dos povos indígenas e de todas as causas que buscam uma transformação da sociedade diante do modelo neoliberal.

Ele lembrou que foram as forças representadas por esse jornal que tornaram possível a acusação do ditador Augusto Pinochet, dos agentes da Direção Nacional de Inteligência (DINA), a polícia secreta do regime, e do Centro Nacional de Informações.

Apesar das adversidades materiais e econômicas, El Siglo chegará ao seu centenário porque é um instrumento eficaz, um construtor de unidade e fará parte das conquistas democráticas do povo do Chile, disse ele.

A banda Los insobornables animou o evento de comemoração com uma apresentação de músicas conhecidas do Chile e da América Latina.

kmg/car/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES