As Forças Armadas da Nicarágua estão divididas em comandos terrestres, aéreos, navais e especiais e, juntas, promovem diversas ações para manter o país como o mais seguro da região.
Entre elas está o desenvolvimento da estratégia do Muro de Contenção do Estado, que reúne as principais forças e recursos da instituição militar para impedir o tráfico de drogas e o crime organizado.
Além disso, eles realizam, entre outras tarefas importantes, o patrulhamento constante da fronteira terrestre, dos litorais e das fronteiras marítimas e aéreas, com o objetivo de conter, desviar e capturar drogas que tentam entrar no território nicaraguense pelo sul.
“Todos nós nos congratulamos por termos completado 45 anos de vida institucional, que desenvolvemos com um alto senso de patriotismo para cumprir nossa missão e tarefas sagradas em benefício de nosso povo”, disse recentemente o Comandante em Chefe do Exército, Julio César Avilés.
Durante a prática geral do evento, Avilés anunciou que blocos representativos das Forças Armadas do México, Honduras, Cuba, Venezuela, Rússia e China estarão presentes para a celebração desse novo aniversário.
As comemorações continuarão amanhã com um desfile militar no qual mais de 2.000 soldados participarão em 35 blocos de combate e equipes de componentes terrestres, aéreos e navais.
As Forças Armadas da Nicarágua nasceram em 2 de setembro de 1979, primeiro como Exército Popular Sandinista e, a partir de 1995, como Exército Nicaraguense.
mem/ybv/bm