O valor para a empresa, que é uma subsidiária da empresa francesa Vinci, será usado para a implementação do projeto Green Cobra, dentro da estrutura do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência (PERTE).
É um programa que busca desenvolver uma cadeia completa de fornecimento de hidrogênio verde na Espanha, incluindo produção, armazenamento, transporte e distribuição de hidrogênio, disse o Ministro da Indústria e Turismo, Jordi Hereu, em uma coletiva de imprensa.
Ele estará localizado em Cartagena e Castellón, e é definido como um Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI), conforme detalhado no final do Conselho de Ministros na terça-feira.
742 milhões, e espera-se que tenha um impacto no emprego de cerca de 500 empregos diretos e mais de 600 empregos indiretos.
Estimamos uma redução nas emissões de CO2 durante a produção de hidrogênio de um milhão de toneladas ao longo da vida do projeto”, disse Hereu.
Por outro lado, o ministro fez um balanço da situação dos diferentes PERTEs gerenciados por seu departamento: VEC, Agri-Food, Naval e Industrial Decarbonisation, além de iniciativas com outros ministérios de Microeletrônica e Saúde de Vanguarda.
“Estamos em um momento chave, pois os PERTES já premiados entram na fase mais importante: passamos dos grandes números para a realidade. Estamos dando um rosto e um nome aos bilhões de euros investidos, que se traduzem em mais empregos e mais oportunidades”, disse o ministro.
Também destacou que o Ministério da Indústria e Turismo administrará mais de 12 bilhões de euros no período 2021-2026 do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência.
ro/ft/bm