O secretário-geral do WCIP, David Denny, disse que os EUA estão “criando as condições para uma guerra na América Latina e no Caribe e se apoderando dos recursos naturais da região”.
Em sua declaração nas mídias sociais, Denny conclamou os governos das nações da Comunidade do Caribe (Caricom) e o movimento de solidariedade a condenar “essa ação imprudente do governo dos EUA”.
Os governos da Nicarágua e de Cuba condenaram o sequestro pelos Estados Unidos, na segunda-feira, na República Dominicana, do avião usado pelo presidente Nicolás Maduro, descrevendo-o como um ato de pirataria. O ex-presidente boliviano Evo Morales também condenou o ato.
Por sua vez, o ministro dominicano das Relações Exteriores, Roberto Álvarez, disse que “nem o governo dominicano nem o Ministério Público participaram da investigação dos EUA sobre o avião”, embora a realidade seja que foi em seu território que o crime foi cometido.
Em uma declaração oficial, o governo venezuelano indicou que “se reserva o direito de tomar qualquer medida legal para reparar esse dano (…) bem como todos os outros danos causados pela política criminosa dos EUA”.
ro/ohh/bm