O conceituado espaço, destinatário de eventos de âmbito planetário, foi inaugurado neste dia de 1979, com a celebração aqui da VI Conferência de Cúpula de Chefes de Estado do Movimento dos Não-Alinhados (MNA).
Na ocasião, o presidente cubano assumiu a presidência do bloco multirregional, numa etapa complexa da política global que elevou a sua liderança, e a da ilha caribenha, em assuntos de interesse da comunidade internacional.
Segundo os fundadores do coletivo, no qual trabalham atualmente mais de 3.500 trabalhadores, a abertura da PCH premiou as energias dedicadas a esse projeto pelo comandante-em-chefe da Revolução Cubana e pela destacada revolucionária Celia Sánchez, que supervisionou cada objeto da obra.
Neste dia, a instituição de grandes eventos em Cuba relembra acontecimentos de grande impacto global como a Cúpula do Grupo dos 77 e da China, em 2023, bem como reuniões de alto nível da Celac, (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos ) e congressos e conferências internacionais diferentes.
Também fazem parte da sua memória histórica a celebração de quase todos os congressos do Partido Comunista de Cuba e das sessões da Assembleia Nacional do Poder Popular da ilha (Parlamento), bem como uma grande variedade de concursos de organizações estrangeiras e do país.
Segundo o primeiro vice-presidente do Grupo Emresarial Palco, Jorge Luis Pérez, a PCH está integrada num sistema que presta serviços de organização de eventos, técnicos, de construção, especializados, imobiliários, ofertas em centros comerciais, alojamento e fonte de emprego, entre outros.
A instalação, que fica a poucos metros da popular Quinta Avenida da capital, ocupa uma área de 60 mil metros quadrados e conta com 12 salas climatizadas de diversos formatos, instalações multiuso e escritórios.
O local, garante o gestor, dispõe de pessoal especializado e de meios técnicos para oferecer os serviços de interpretação simultânea e bilateral, gravações, áudio, comunicações nacionais e internacionais, ligação à Internet para salas e escritórios, sinalética e decoração em salas de conferências, entre outros. .
Dispõe também de espaços para montagem de exposições associadas aos eventos ali realizados, o que faz desta instituição a líder cubana, especializada em eventos e conferências, segundo os seus dirigentes.
O referido grupo conta ainda com um hotel anexo de quatro estrelas, o Palco Hotel, com fácil acesso ao aeroporto internacional José Martí, o que facilita a realização com sucesso de importantes encontros mundiais em Havana.
A direção do centro de convenções também elogia os serviços gastronômicos, dispostos em um bar principal, cinco lanchonetes, uma cafeteria self-service e o restaurante El Bucán, com capacidade para 800 pessoas sentadas e mil em pé.
Como complemento, a entidade promove o acesso a serviços médicos e odontológicos, bancários, alfandegários, transportes, restaurantes, lojas, gráfica e recreação no Club Habana
lam/lld/ls