21 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Daniel Ortega: O maior desafio que temos é garantir a paz

daniel-ortega-o-maior-desafio-que-temos-e-garantir-a-paz

Daniel Ortega: O maior desafio que temos é garantir a paz

Manágua, 3 set (Prensa Latina) O presidente Daniel Ortega afirmou que o maior desafio dos nicaraguenses hoje é continuar garantindo a paz nesta nação centro-americana.

Ao encerrar ontem à noite o evento central do 45º aniversário da constituição do Exército da Nicarágua, o presidente destacou que está comprovado que a paz é a base para o crescimento e a melhoria em todos os campos.

“E para que a Nicarágua seja finalmente um país com maior força económica, com maior força nas suas instituições armadas e de serviço (…) para que o povo possa escapar da pobreza e ter uma vida digna”, expressou.

Ortega apelou a nunca esquecer os heróis e mártires da nação ou o sangue derramado ao longo da história, ao mesmo tempo que afirmou que a instituição militar é um Exército forjado como aço.

“Porque com grandes limitações, com inimigos poderosos como os Estados Unidos, este país, este povo da Nicarágua é um povo que vem crescendo e se desenvolvendo ao longo da história”, disse.

Em seu discurso, proferido na Plaza de La Fe desta capital, destacou as conquistas alcançadas com a Revolução da Frente Sandinista de Libertação Nacional.

A este respeito, referiu-se à educação gratuita implementada nos centros educativos do país, bem como ao sistema de saúde, que descreveu como extraordinário, uma vez que os hospitais se multiplicaram mesmo nas zonas mais remotas do território nicaraguense.

Nesse sentido, mencionou o projeto Clínicas Móveis, uma iniciativa única do gênero na região centro-americana realizada com vans apreendidas do tráfico de drogas por meio da estratégia do Muro de Contenção do Estado.

O chefe de Estado destacou a importância deste programa, com o qual é prestada assistência médica gratuita a milhares de nicaragüenses nos lugares mais remotos do país.

Durante a sua intervenção, Ortega recordou também a campanha nacional de alfabetização aqui desenvolvida na década de 1980 e destacou o apoio a Cuba promovido pelo líder histórico Fidel Castro não só no campo educacional, mas também no campo militar.

Depois de fazer um balanço dos principais acontecimentos históricos aqui ocorridos, o dignitário nicaraguense referiu-se à tentativa de golpe de Estado de 2018, montada pelos Estados Unidos com recurso a Organizações Não Governamentais para atacar as pessoas que viviam em paz.

Ele descreveu aquele ano como fatídico devido a todas as ações realizadas pelos golpistas, que buscavam destruir as conquistas do Executivo Sandinista.

O presidente destacou como o país vem se recuperando aos poucos e atualmente aparece como uma nação em desenvolvimento com importantes projetos econômicos com a China, incluindo o Acordo de Livre Comércio assinado em janeiro deste ano.

lam/ybv/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES