Todas as reuniões foram construtivas e possibilitaram a abordagem de uma ampla gama de questões e problemas regionais e internacionais, disse Putin na recepção por ocasião do 85º aniversário da vitória dos soviéticos e mongóis na batalha de Khalkhin-Gol sobre o Japão, de acordo com uma nota presidencial russa.
O líder da nação eslava realizou várias reuniões na terça-feira na Mongólia, onde chegou no dia anterior à frente de uma grande delegação.
O presidente russo destacou que as reuniões realizadas durante sua visita facilitarão a elaboração de planos para o avanço da parceria multissetorial.
“Com base na sólida amizade que resistiu ao teste do tempo, definiremos e resolveremos as tarefas mais ambiciosas, promoveremos a cooperação, articularemos a cooperação no campo das altas tecnologias e trabalharemos para fortalecer a parceria bilateral como um todo”, enfatizou.
Putin enfatizou que o fortalecimento das relações amistosas com a Mongólia sempre foi e continua sendo uma prioridade para a Rússia.
O chefe de estado russo se reuniu em Ulaanbaatar com seu homólogo mongol, o primeiro-ministro e o presidente do parlamento da Mongólia.
Durante a visita de Putin à Mongólia, foram assinados vários acordos bilaterais, inclusive sobre a reconstrução da usina termelétrica de Ulaanbaatar, o fornecimento de combustível para aviação e outros produtos petrolíferos, entre outros.
ro/gfa/bm