O Ministério das Relações Exteriores anunciou a participação dos chefes do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino; da Bolívia, Celinda Sosa; do Brasil, Mauro Vieira; do paraguaio Rubén Ramírez e do anfitrião, Omar Paganini.
O diálogo abordou a situação do Mercosul na conjuntura internacional, em especial no que diz respeito ao fortalecimento interno por meio da superação de barreiras comerciais intrabloco para melhorar o acesso ao mercado ampliado.
O Uruguai ressaltou o interesse em transformar o bloco sul-americano em uma plataforma competitiva para sua inserção internacional, por meio da intensificação das negociações externas e da materialização de uma ampla rede de acordos comerciais.
Isso é para acesso a novos mercados e diversificação das exportações.
De acordo com um comunicado à imprensa, os ministros das Relações Exteriores trocaram opiniões sobre os desafios atuais em termos de acesso ao mercado e as novas exigências para que os países exportadores certifiquem seus produtos, especialmente com relação aos aspectos ambientais.
Nesse sentido, destacaram o compromisso dos Estados Partes do Mercosul com as questões ambientais.
A declaração destaca a entrada em vigor, em 7 de agosto, do “Protocolo de Adesão do Estado Plurinacional da Bolívia ao Mercosul”.
mem/ool/bm