O Vice-Primeiro Ministro da Etiópia, Temesgen Tiruneh, e o Presidente da Câmara de Adis Abeba, Adanech Abiebie, juntamente com outros altos funcionários, inauguraram o evento sob o tema “Urbanização sustentável para a transformação de África” que até 6 de setembro é organizado pelo Museu Comemorativo da Vitória de Adwa.
O evento será uma oportunidade para esta capital e outras cidades mostrarem as suas melhores experiências alinhadas com a visão transformadora da Agenda 2063 de África, além de abordarem questões relacionadas com as cidades do continente.
O formato do Fórum Urbano Africano inclui mesas redondas, painéis de discussão, diálogos, eventos paralelos, assembleias e exposições.
Considerada uma plataforma continental que promove o desenvolvimento sustentável nos assentamentos humanos, servirá como um espaço através do qual os governos colaboram para melhorar as cidades, permitindo-lhes atingir o seu potencial como centros de esperança, crescimento e prosperidade.
A Comissão da União Africana e os seus Estados-Membros criaram o fórum em 2022 em resposta à crescente consciencialização sobre a rápida urbanização no continente, as suas oportunidades e desafios, bem como a necessidade de criar um conclave à escala continental com foco em desbloquear o potencial de urbanização.
oda/rmn / fav