Até agora, confirmou o porta-voz da agência, Simphiwe Shingube, as tentativas de levar os animais de volta ao local falharam duas vezes.
Depois de confirmar que cinco paquidermes escaparam daquela reserva natural, a maior do país, Shingube explicou que foi feita duas tentativas de empurrá-los de volta para o parque com a utilização de um helicóptero.
Infelizmente, acrescentou, esta iniciativa não teve sucesso, entre dificuldades acrescidas devido à presença de residentes e automobilistas na zona.
As equipes de trabalho permanecem no terreno monitorizando a situação e procuram garantir a segurança dos membros das comunidades envolventes, destacou o porta-voz.
Nas próximas horas, revelou, vão tentar outras opções para que o quadro volte à normalidade.
Tendo em conta a situação, a Agência insta a comunidade próxima, especialmente na área de Mkhuhlu, a não tentar matar estes elefantes.
Segundo o censo mais recente, no extenso Parque Nacional Kruger (19.455 quilómetros quadrados) existem mais de 13.000 elefantes que, dada a dimensão do local (350 quilómetros de comprimento por 60 quilómetros de largura) vivem em estado completamente natural.
jf/mv / fav