Em nota divulgada nesta quinta-feira, a entidade especifica que o sistema frontal número 1 e um canal de baixa pressão que será estabelecido sobre o noroeste do Golfo do México, em interação com a instabilidade em altos níveis da atmosfera, causarão intensas chuvas pontuais em Tamaulipas e San Luis Potosí.
Os especialistas também preveem chuvas muito fortes em Nuevo León e chuvas fortes ocasionais em Coahuila.
A monção mexicana produzirá chuvas intensas em Sinaloa e Durango; forte em Sonora e Chihuahua, e intervalos de chuvas na Baja California Sur; em todos os casos, com choques elétricos e possível granizo em zonas altas.
Somam-se a isso chuvas isoladas em áreas da Baja California, bem como fortes rajadas de vento em áreas de Sonora, Baja California Sur e Baja California.
Enquanto isso, um canal de baixa pressão sobre o interior do país e a entrada de ar úmido do Golfo do México e do Oceano Pacífico causarão intensas chuvas ocasionais em Veracruz, Oaxaca, Puebla e Guerrero, bem como chuvas ocasionais muito fortes em Hidalgo, Querétaro, Michoacán, Colima, Jalisco, Nayarit e Zacatecas.
Os estados de Tlaxcala, Morelos, Cidade do México, Estado do México, Guanajuato e Aguascalientes receberão fortes chuvas.
A aproximação de uma nova onda tropical à Península de Yucatán e a entrada de ar úmido do Mar do Caribe, em interação com um canal de baixa pressão que ficará localizado no sudeste do México, gerará pontos intensos em Quintana Roo, Yucatán, Campeche , Chiapas e Tabasco, refere o texto
mem /las/cm