O evento é organizado pela Federação das Câmaras da Indústria, pela União dos Exportadores e Importadores Árabes e pela Associação dos Exportadores de Vestuário e Têxteis da Síria, e conta com a presença de mais de três mil empresários e empresários estrangeiros.
Em declarações à imprensa, o Ministro da Economia e Comércio Externo, Muhammad Samer Al-Khalil, considerou que a Feira reflete a resiliência e decisão dos industriais sírios em apresentar os seus produtos destinados à exportação e devolvê-los aos mercados externos, apesar das dificuldades, sanções e danos causados pela guerra.
Revelou que no ano passado o valor das exportações atingiu bilhões de euros, o valor mais elevado dos últimos 10 anos, embora ainda não seja grande comparado com o que era antes da guerra.
O ministro destacou a melhoria das exportações industriais em detrimento das exportações agrícolas, e isso significa maiores valores acrescentados.
Por sua vez, o chefe do Comércio Interno e Proteção do Consumidor, Mohsen Abdel Karim Ali, destacou que a Expo Síria 2024 é uma oportunidade para os industriais sírios comercializarem os seus produtos.
Entretanto, o Ministro da Indústria, Abdelkader Joukhadar, referiu-se à diversidade dos artigos industriais expostos.
Reiterou o interesse do governo em fornecer todos os tipos de serviços necessários para apoiar os atores económicos e impulsionar o processo produtivo.
jf/fm / fav