A delegação do país asiático, que chegou segunda-feira passada a esta capital e que concluirá a sua estadia na ilha no próximo sábado, prevê também manter conversações com autoridades do Comitê Central do Partido Comunista e percorrer zonas do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia.
Na véspera, após finalizar o Seminário Vietnã-Cuba: “Imprensa Socialista em Transformação”, os visitantes se reuniram com pessoal diplomático de sua embaixada em Havana e conheceram aspectos da vida e obra do líder histórico da Revolução, Fidel Castro, no Centro que aqui leva o seu nome.
Nesta quinta-feira, profissionais de imprensa de Cuba e do Vietnã discutiram experiências em gestão de mídia, com a apresentação de oito apresentações de jornalistas, gestores e acadêmicos de ambas as nações na sede do Sindicato dos Jornalistas de Cuba (UPEC).
O seminário destacou a urgência de transformações nos modelos de imprensa de dois países socialistas num contexto midiático tecnológico marcado pela hegemonia dos empórios de comunicação capitalistas em plataformas tradicionais e virtuais.
Neste sentido, os 15 membros da Associação de Jornalistas do Vietname (APV), liderada pelo seu vice-presidente Tran Troug Dung, trocaram conceitos com o seu homólogo cubano sobre temas como a sociedade em rede face a uma guerra midiática e a comunicação como um recurso estratégico em Cuba.
Da mesma forma, acessam informações atualizadas sobre a Lei de Comunicação Social e as transformações do modelo de imprensa no país caribenho.
Em reciprocidade, os profissionais vietnamitas falaram sobre a imprensa e a comunicação internacional na era digital, quando a estratégia de “diplomacia do bambu” do Vietnã for implementada.
Apresentaram também elementos sobre a aplicação da inteligência artificial no desenvolvimento de conteúdos e gestão editorial, bem como a transformação digital na imprensa, autofinanciamento, modelos de negócio, geração de receitas publicitárias: métodos de implementação, conquistas e questões levantadas na Televisão Nacional do Vietnã.
O impacto favorável das apresentações também transcendeu: Processo jornalístico e habilidades para lidar com informações falsas, distorcidas e prejudiciais para proteger a soberania no ciberespaço; e a economia da imprensa e dos meios de comunicação social: Produção de publicidade e gestão das atividades econômicas da Imprensa.
jha/lld/ls