Na terça-feira, no Liceu de Gastronomia e Turismo da comuna de Quilpué, em Valparaíso, um grupo de responsáveis, como aqui são chamados os pais ou parentes que assumem a responsabilidade pelos alunos, foi convocado para resolver um problema entre os alunos.
Porém, após saírem da reunião, os adultos brigaram dentro do mesmo estabelecimento.
Dois dias depois e pelos mesmos motivos, ocorreu um violento confronto envolvendo pais e filhos em frente ao Liceo XXI, no município de Puente Alto, na capital, deixando sete feridos por facas e dois atropelados por um carro.
No mesmo dia, encapuzados lançaram bombas incendiárias contra o centro José Toribio Medina, na comuna de Ñuñoa, obrigando à suspensão das atividades docentes.
Diante destes acontecimentos, Mario Aguilar, presidente nacional da Indústria de Ensino, disse que é urgente que o Congresso Nacional aprove o projeto de convivência escolar para melhorar a regulamentação, já que hoje esse tipo de situação permanece impune.
Acrescentou que isso faz parte das denúncias sobre a espiral de violência nas escolas, feitas há muito tempo pelos professores.
Anteriormente, disse Aguilar, eram denunciadas situações gravíssimas sem que se fizesse nada a respeito e agora se constatam casos inenarráveis.
No Legislativo, o deputado Juan Santana, do Partido Socialista, pediu a reativação dos programas educacionais com injeção de recursos.
“Estamos atrasados e os prejudicados são as gerações de meninos, meninas e adolescentes que precisam de apoio e celeridade diante desses acontecimentos”, afirmou.
Por ocasião de sua visita ao Chile, a professora brasileira e especialista em educação e violência escolar, Roseli Rodrigues de Mello, destacou que neste problema o único modelo de prevenção que funciona é o comunitário, já que um único professor não pode enfrentá-lo.
Entrevistada pela Linha do Tempo da mídia Antofagasta, ela destacou que após a suspensão do convívio escolar devido à pandemia de Covid-19 e o retorno ao atendimento presencial, manter o bom relacionamento entre os alunos tornou-se um desafio para os sistemas educacionais.
oda/car/eam/ml