A delegação de 15 membros da Associação de Jornalistas do Vietname (APV), liderada pelo seu vice-presidente Tran Troug Dung, chegou esta segunda-feira ao aeroporto internacional da capital Havana e realizou um programa de encontros com colegas cubanos.
A sua estadia aqui é fruto do amplo intercâmbio entre a APV e a União dos Jornalistas de Cuba (UPEC), bem como das excelentes relações cubano-vietnamitas, que se estendem aos seus respectivos governos, partidos comunistas e povos, declarou Tran Troug Dung. quando ele chegou aqui.
Em setembro de 2022, uma delegação da UPEC, presidida por seu chefe, Ricardo Ronquillo, visitou a terra dos Anamitas para conhecer e trocar informações sobre os modelos de gestão de imprensa nos dois países, lembrou o vice-presidente nacional nas boas-vindas da organização, Bolívia. Támara Cruz.
No âmbito do programa, os membros da APV mantiveram encontros com jornalistas e diretores do Instituto de Informação e Comunicação Social, da rádio e televisão nacional, bem como do jornal Girón, da TV Yumurí e da Rádio 26, na província ocidental de Matanzas.
Em outro momento da visita, foram ao Centro Fidel Castro em Havana, que guarda memórias da vida e obra do líder histórico da Revolução, Fidel Castro, colocaram uma coroa de flores em frente ao monumento da capital a Ho Chi Minh e visitou o centro turístico de Varadero.
Na sede nacional da UPEC, profissionais do sindicato jornalístico vietnamita entregaram aos seus homólogos uma doação composta por recursos tecnológicos para reportagens e trabalhos de escritório.
As expectativas da visita centraram-se no Seminário Vietnã-Cuba: “Imprensa Socialista em transformação”, onde foram apresentadas oito apresentações de jornalistas, gestores e acadêmicos de ambas as nações, sobre experiências em gestão de mídia.
Temas como a sociedade em rede diante de uma guerra midiática, a comunicação como recurso estratégico em Cuba, a Lei de Comunicação Social e as transformações do modelo de imprensa no país caribenho foram apresentados pelo lado cubano.
Enquanto isso, os profissionais analistas falaram sobre a imprensa e a comunicação internacional na era digital, quando a estratégia de “diplomacia do bambu” do Vietnã for implementada; a aplicação de inteligência artificial no desenvolvimento de conteúdo e gestão editorial.
A apresentação sobre transformação digital na imprensa, autofinanciamento, modelos de negócios, geração de receitas publicitárias, métodos de implementação, conquistas e questões levantadas na Televisão Nacional do Vietname teve um impacto notável no público, entre outros.
O seminário destacou a urgência de transformações nos modelos de imprensa de dois países socialistas num contexto midiático tecnológico marcado pela hegemonia dos empórios de comunicação capitalistas em plataformas tradicionais e virtuais.
ro/lld/ml