Ontem à noite, “Sinfonía Caribeña” reuniu durante quase três horas os quatro cantores e compositores, que exalam paixão e dedicação em cada uma de suas apresentações, acompanhados pela extraordinária Orquestra Filarmônica de Santo Domingo, dirigida pelo maestro Amaury Sánchez.
Núñez, o primeiro a subir ao palco, conectou-se de forma especial com seus seguidores, que o acompanharam em algumas de suas canções como “Te me perdiste” e “Paso a paso”.
Com mais de quatro décadas no palco, a poetisa, violonista e compositora Liuba María Hevia interpretou “Mi Vieja Habana”, que dedicou à sua “amada Havana” e ao historiador da cidade Eusebio Leal, de quem disse “deixou o coração em o povo de Havana.
“Se me falta o teu sorriso”, uma das canções mais conhecidas da artista, e “Com os fios da lua”, inspirada no seu avô asturiano e “uma homenagem aos emigrantes”, foram selecionadas para a ocasião pelo membro do Movimento Nueva Trova, fundado por figuras lendárias como Silvio Rodríguez e Pablo Milanés.
Liuba interpretou ao lado de Marilandia Hernández, a quem descreveu como “única e a voz da República Dominicana”, a peça “Ausência”, uma das muitas obras da sua carreira, que dedicou esta sexta-feira de forma especial à cantora dominicana Sonia Silvestre, que encantou seu público com baladas sentimentais que falam de amor e esquecimento.
Marilândia, muito querida pelo público de seu país, marcou com sua voz poderosa e carisma, oferecendo de seu rico repertório musical “Te ofrezco”, “Para querte” e “Nuestro Amor”.
O destacado compositor Amaury Pérez, que disse que em sua primeira visita à República Dominicana, há 46 anos, aprendeu com a lealdade, a sinceridade e a alegria dos dominicanos, executou algumas de suas mais belas canções: “Acuérdate de Abril”, “Hacerte come ” e “Só em setembro”, entre outros.
“Sinfonía Caribeña” teve um encerramento luxuoso com a atuação de Amaury, Liuba, Marilandia e Pavel de “Santiago en Coche”, e um público agradecido que cantou, dançou e aplaudiu os artistas, o maestro Amaury Sánchez e a excepcional orquestra.
ro/mpv/ml