16 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nicarágua discorda de processo contra ex-presidente executivo do BCIE

Nicarágua discorda de processo contra ex-presidente executivo do BCIE

Manágua, 7 set (Prensa Latina) A Nicarágua manifestou seu desacordo com a apresentação de uma ação judicial contra o ex-presidente executivo do CABEI Dante Mossi, movida pela administração daquela entidade perante um tribunal federal dos Estados Unidos, surgiu hoje aqui.

Através de uma carta assinada pelo Governador da Nicarágua do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE) e pelo Ministro das Finanças e Crédito Público, Bruno Gallardo, e dirigida à atual presidente executiva daquela entidade financeira, Ana Gisela Sánchez, o governo sandinista Ele disse que se distancia do referido processo.

A declaração considera que o BCIE deve centrar-se no financiamento dos países, evitando ações midiáticas em detrimento da sua imagem que possa estar sujeita a manipulação política.

“Acreditamos que o CABEI e os países que o compõem possuem os instrumentos legais para resolver divergências, por isso discordamos de tentar resolvê-las em países extra-regionais que não são acionistas da nossa organização”, sublinhou.

Acrescentou que este tipo de acção devia ser consultada e acordada com os governadores e directores dos países membros daquele banco devido ao poder de voto, “e até por um acto de cortesia já que se tratava de uma acção judicial contra quem fosse a autoridade máxima”. do CABEI, que contou com todo o nosso apoio durante a sua gestão.”

O CABEI anunciou que entrou com uma ação civil contra o seu ex-presidente executivo Dante Mossi devido à gestão ilícita.

Segundo o comunicado institucional publicado esta quinta-feira no seu site oficial, para iniciar o processo, a instituição recorreu ao Tribunal Distrital de Columbia, nos Estados Unidos.

A nota especifica que o processo contra Mossi é “por quebra de dever fiduciário, manipulação de mercado, interferência ilegal e quebra de contrato e violação da Lei RICO (Lei de Organizações Corruptas e Influenciadas por Racketeers)”.

Esta ação não só apresenta o esquema ilegal estruturado pelo referido ex-funcionário, mas também as suas múltiplas violações das políticas do Banco, indica o texto do CABEI.

ro/ybv/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES