A comissária de direitos humanos da Federação Russa, Tatiana Moskalkova, disse que a votação estava ocorrendo sem violações, acrescentando que isso “fala de um alto nível de organização eleitoral, acessibilidade e transparência para todos os cidadãos”.
Por sua vez, a Associação Independente de Monitoramento Público informou em seu canal Telegram, citando Sergey Slotin, cientista da computação e programador e membro do grupo de especialistas do DEG, que mais de 720.000 eleitores exerceram seu direito de voto por meio do sistema federal de votação eletrônica remota.
Vale lembrar que a presidente da Comissão Eleitoral Central, Ella Pamfilova, disse que as votações de três dias nas regiões russas estão ocorrendo normalmente.
O Dia de Votação Unificado começou em 6 de setembro em 49 regiões da Rússia.
As eleições diretas para altos funcionários estão sendo realizadas em 21 regiões, em quatro regiões os chefes das regiões serão eleitos por órgãos legislativos regionais e em 13 regiões estão sendo realizadas eleições para assembleias legislativas. A votação eletrônica remota é realizada em 25 regiões da Federação Russa.
mem/gfa/mb