18 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O arroz do Camboja alcançou mais de 100 mercados na última década

O arroz do Camboja alcançou mais de 100 mercados na última década

Phnom Penh, 11 set (Prensa Latina) Nos últimos 10 anos, o Camboja exportou 6,1 milhões de toneladas de arroz para mais de 100 mercados através de 234 empresas, segundo estatísticas divulgadas hoje aqui pela mídia nacional.

No entanto, atualmente apenas pouco mais de 30 entidades conseguem manter atividades regulares de produção e exportação, afirmou o presidente do conselho de administração do Fórum do Arroz do Camboja (CRF), Oknha Song Saran.

O gestor lançou o alerta na sétima edição daquele encontro, realizado na véspera com a participação de 350 delegados nacionais e internacionais e que teve como objetivo fortalecer e expandir a cadeia de abastecimento daquele cereal no Reino.

Segundo Song Saran, em 2023 o Camboja produziu mais de 12 milhões de toneladas do grão, o que permitiu não só garantir a segurança alimentar nacional, mas também exportar mais de 650 mil toneladas de arroz.

Por outro lado, o porta-voz do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Camboja, Khim Finan, instou os agricultores nacionais através das redes sociais a mudarem o seu foco para o cultivo de variedades locais de arroz devido às suas vantagens financeiras sobre as importadas.

Finan citou como exemplo que o preço do arroz aromático (Sen Kra-Ob), uma variedade estratégica no Reino cuja colheita demora cerca de 110 dias, tem vindo a aumentar ano após ano e tem agora um valor muito bom em comparação com o arroz OM, um Espécies vietnamitas muito populares entre os agricultores cambojanos.

O porta-voz ministerial encorajou os agricultores a aproveitarem estes preços mais elevados através do plantio de variedades locais, e garantiu que o ministério está disposto a intervir caso estes caiam.

Se for a nossa variedade de arroz e o preço cair, podemos alocar fundos aos moinhos de arroz para comprar, armazenar e exportar, disse Finan em declarações ao jornal The Phnom Penh Post.

oda/mpm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES