25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A Bolívia recupera a folha de coca como símbolo de resistência

A Bolívia recupera a folha de coca como símbolo de resistência

La Paz, 12 set (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, afirmou hoje que a folha de coca em seu estado natural é a memória viva dos povos ancestrais e um símbolo de resistência contra o colonialismo e a hegemonia imperial.

Arce falou na quinta-feira no Primeiro Simpósio Internacional: Diálogos Intercientíficos sobre a Folha de Coca, na Casa Grande del Pueblo (sede do governo).

A sagrada folha de coca é vida em equilíbrio, é resistência, e assim como resistimos a séculos de colonização, hoje estamos resistindo ao colonialismo disfarçado de regulamentos internacionais que buscam continuar a tirar nossa identidade (…)”, disse o dignitário.

Ele acrescentou que os povos do mundo condenam esse ponto de vista imperialista, pois não se trata apenas de um exercício violento de hegemonia, mas também de uma clara tentativa de anular as identidades dos povos que aspiram a um mundo multipolar.

Este fórum tem como objetivo promover a reconsideração da folha de coca dentro da Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961, bem como exigir a eliminação de estigmas históricos e a ausência de ciência que durante décadas criminalizaram seu uso tradicional e cultural.

Estamos aqui para curar uma ferida que foi aberta há mais de seis décadas, há mais de 60 anos”, disse Arce, “uma ferida causada por aqueles que, dos cantos das potências coloniais e imperialistas, acreditavam ter o direito de julgar e condenar o que não entendiam”.

Ele alertou que a Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961 não apenas cometeu um erro histórico, mas representou um ataque direto à dignidade cultural do povo boliviano.

Disseram-nos que a folha de coca, um símbolo sagrado da vida e de nossa relação amônica com a Mãe Terra, era um narcótico, condenaram-nos à erradicação, à criminalização, à estigmatização da folha de coca, e não sabiam que nossa folha de coca, como nossos povos, é indestrutível”, enfatizou.

Arce ressaltou que essa matéria-prima usada na medicina ancestral foi incluída em uma lista de narcóticos sem estudos suficientes como parte de uma estratégia de controle geopolítico.

Ele enfatizou que o simpósio é um espaço no qual a ciência moderna encontra a sabedoria ancestral e reafirma que a folha milenar é medicina, nutrição e espiritualidade.

Na presença da embaixadora colombiana, Elízabeth García, Arce agradeceu à nação sul-americana por ter se unido à luta anticolonial pela libertação da folha de coca das correntes do colonialismo e sua descriminalização.

lam/jpm/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES