Para Vicente Amor, coordenador, este é mais um passo no propósito do projeto Ybor Art Factory de promover permanentemente a arte contemporânea da ilha naquela cidade do sul do estado da Flórida.
Punto Cubano – título da exposição – “notifica que estão aqui e agora, um grupo múltiplo e diversificado de jovens artistas cubanos talentosos, donos dessa liberdade de expressão e criatividade no panorama visual da Cuba contemporânea”, escreveu Meira Marrero, curadora da exposição.
Pintura, desenho, escultura, instalações, videoarte e objeto artístico compõem esta exposição que constitui – sublinhou – um ponto “no espaço, um ponto de encontro e confluência com temas que ocupam os discursos criativos dos nossos fazedores de sonhos”.
A visão atemporal e ilimitada da arte permitiu-nos reunir Adrián Socorro, Aluan Argüelles, Claudio Sotolongo, Dennis Izquierdo, Gabriela Hernández, Giselle Lucía Navarro, Hermaiony Villa, Humberto Díaz, Lauren Mederos, Lianet Martínez, Luis Enrique Camejo, María Fernanda Chacón, Rolando (Rolo) Fernández e Wilfredo Prieto.
Em julho passado, a Ybor Art Factory trouxe a Tampa a obra do ganhador do Prêmio Nacional de Belas Artes Nelson Domínguez com uma exposição dedicada ao Herói Nacional de Cuba, José Martí.
Em declarações recentes à Prensa Latina, Amor explicou que tudo faz parte de um esforço maior entre Tampa e Cuba, para reconectar raízes, cultura e história.
As ações culturais fazem parte das trocas fluidas entre a Ybor Art Factory e o Conselho Nacional de Artes Plásticas da nação caribenha.
jha/dfm / fav