5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Peste suína ameaça Itália com catástrofe econômica

Peste suína ameaça Itália com catástrofe econômica

Roma, 12 set (Prensa Latina) O avanço da Peste Suína Africana (PSA) na Itália pode causar uma catástrofe econômica neste país, ao afetar um sector com um valor de cerca de 20 bilhões de euros, disse hoje um especialista.

Em declarações divulgadas nesta quinta-feira no site digital do jornal Fanpage, o especialista Roberto La Pira, diretor do meio de comunicação Il Fatto Alimentario, destacou que o problema se agravou nos últimos meses porque depois dos primeiros casos detectados em 2022 na província de Gênova, a ameaça foi subestimada.

O especialista criticou particularmente a gestão dos comissários extraordinários nomeados para enfrentar esta doença viral que afeta porcos e javalis, que provoca elevada mortalidade entre os animais afetados, o que faz com que a desordem socioeconômica seja atualmente significativa.

Os empregos de cerca de 100 mil pessoas que trabalham em todos os segmentos da cadeia de abastecimento estão em risco, enquanto aumentam os efeitos nas exportações, que no total atingem 2,1 mil milhões de euros.

Mercados tradicionais como China, Japão, Cuba, México, Tailândia, Uruguai, Brasil, Argentina, Peru, Sérvia e Canadá já bloquearam as importações de salsichas e presuntos italianos, mas outros países poderão aderir nos próximos dias, porque a epidemia está espalhando-se rapidamente, observou La Pira.

Referiu-se a um relatório recente da Equipa de Emergência Veterinária da União Europeia, segundo o qual as medidas adoptadas até agora para travar a epidemia são em grande parte insuficientes e descoordenadas, favorecendo assim a propagação do vírus.

Até 11 de setembro foram identificados 49 surtos na Itália e há que considerar que “há apenas quatro dias eram 45, e em julho eram menos de metade”, sublinhou o investigador, que especificou que já há 117 mil animais sacrificados e mais de metade desse valor corresponde às últimas semanas.

O atual comissário extraordinário, Giovanni Filippini, destacou que a situação é cada vez mais dramática, especialmente nas explorações agrícolas do norte de Itália.

Em relação às perdas econômicas, Filippini afirmou em declarações à imprensa que “é evidente que pedimos um enorme sacrifício aos produtores afetados pela infecção nos territórios, mas o nosso objetivo é normalizar a situação o mais rapidamente possível”.

mem/ort/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES