Na cerimônia simples, o fato do Comandante-em-Chefe ter se tornado o primeiro e único líder mundial a viajar em plena guerra para a zona libertada para aí se reunir com membros do Governo Revolucionário Provisório e combatentes da Frente Nacional para Libertação do Vietnã do Sul foi destacado.
A presença de Fidel Castro no campo de batalha de Quang Tri, dizia-se, constituiu um impulso para os soldados e o povo vietnamita na luta pela independência, que terminou com a retumbante vitória de 30 de Abril de 1975, que marcou a libertação completa do Sul e reunificação nacional.
Como parte da comemoração foi exibido um documentário que inclui os momentos mais transcendentais da visita do chefe da Revolução Cubana em setembro de 1973, desde a recepção massiva e calorosa oferecida pelo povo de Hanói até o seu encontro com os principais líderes da nação indochinesa.
O depoimento gráfico mostra também os momentos em que Fidel Castro, acompanhado do lendário General Vo Nguyen Giap, conhece detalhes da histórica batalha de Dien Bien Phu, e também aqueles em que se destaca a contribuição do Vietnã e de Cuba ao movimento revolucionário do mundo.
Destaque especial é dado no vídeo para a visita a Quang Tri, que ocorreu num momento em que a administração do regime fantoche de Saigon, sob a proteção dos Estados Unidos, ainda tentava negar a existência das áreas libertadas e o prestígio do Governo Revolucionário Provisório do Sul.
No contexto da comemoração do importante acontecimento, foi assinado o Código de Ética dos quadros da Revolução Cubana, documento que expõe valores e princípios apoiados nas concepções e práticas revolucionárias dos seus principais dirigentes.
jf /mpm/cm