Por Isaura Diez Millán
Correspondente da Prensa Latina na China
Neste sentido, o Museu da Canção Folclórica do Norte de Shaanxi dedica-se desde 2018 à proteção e divulgação da arte tradicional desta região com uma abordagem inovadora e envolvente.
Em declarações à Prensa Latina, o responsável pelos assuntos gerais deste museu, Zhou Lin, disse que o local ativa a sua função cultural através de concertos e atividades de ensino ao vivo, “tornando-se um espaço vibrante, cheio de vida e som”.
“A administração do museu dá especial ênfase à participação e educação das novas gerações, organizando todos os anos vários eventos onde são apresentadas canções folclóricas nas escolas com o objetivo de despertar o interesse dos alunos e incentivá-los a tornarem-se futuros herdeiros desta tradição”, explicou.
Este site conta com exposições e experiências interativas cuidadosamente projetadas com professores que interpretam canções folclóricas em cada uma de suas salas.
Segundo Zhuo, o que precede incentiva o público a aprender mais sobre e apreciar o patrimônio cultural único e, assim, promover a proteção e o desenvolvimento deste legado imaterial.
“Escolhi cantar canções folclóricas de Shaanxi devido à minha experiência de crescer num ambiente rural”, disse-nos ele.
Segundo o jovem, a maioria dos intérpretes não são filhos de ricos ou funcionários, mas sim pessoas de origem camponesa que preservam os cantos tradicionais da província.
“No campo, além do trabalho agrícola, durante os festivais e feiras ouvia-se canções folclóricas de Shaanxi e histórias tradicionais da região. Tudo isto influenciou profundamente o meu amor por estas formas de arte”, notou.
Desde 2018, este museu é um centro abrangente de investigação, criação, formação, intercâmbio, interpretação, promoção e desenvolvimento de produtos relacionados com canções folclóricas.
Além disso, é o único museu na China dedicado à cultura do norte de Shaanxi, tendo a sua música tradicional como peça central, que reflete as longas mudanças históricas da região ao longo de mais de dois mil anos.
mem/idm/cm