Em uma coletiva de imprensa, seu diretor, Reinaldo Echemendía, lembrou que desde o início do ano eles estão comemorando a fundação da companhia em 12 de setembro de 1991.
Isso aconteceu “em tempos de ceticismo, porque ter a possibilidade de abrir uma empresa foi um passo importante dado pela cultura naquela época”, de acordo com Echemendía, que também é professor do Instituto Superior de Arte nessa cidade que é patrimônio cubano.
“Porque, em meio às dificuldades de 1991, em meio ao período especial, quando tudo parecia estar declinando, começou a surgir um grupo no qual estávamos fazendo um laboratório, e parece que foi ontem”, destacou.
São 33 anos ininterruptos sem deixar a nossa razão de ser: fazer da cultura popular tradicional um espetáculo, que continua fazendo parte da nossa identidade, a do povo cubano”, destacou o pesquisador e fiel defensor do patrimônio antilhano e caribenho.
Entre as atividades para a comemoração do aniversário de fundação, que será realizada nos dias 14 e 15 de setembro, está a estreia da peça Aventuras y Desventuras de una Compañía (Aventuras e Desventuras de uma Companhia), que afirma ter uma certa reviravolta nas concepções tradicionais que a companhia teve.
No entanto, o próprio Echemendía esclareceu em sua introdução que, embora “o tempo tenha passado muito rápido, estar em muitas partes do mundo nos deu a medida de que esse laboratório cresceu e se tornou uma projeção consolidada”.
O maestro afirmou que “estamos renovando, reciclando e tentando fazer algo melhor com a cultura popular, sem trair essa projeção e essa raiz na fantasia artística e alcançando um caráter de arte, de expressão verdadeira”. Essa cidade patrimonial tem um peso importante na defesa da cultura do país, essa instituição, cuja prova é o seu trabalho, com o objetivo de preservar as raízes do que há de mais genuíno na nação.
Em 2021, o Escritório do Historiador da Cidade de Camagüey concedeu a Reinaldo Echemendía o Reconhecimento Especial de Patrimônio Vivo, por defender as raízes do patrimônio cultural mais autêntico do país.
Os méritos do maestro também foram reconhecidos por suas contribuições como compositor, arranjador e pesquisador, e destacam-se seus vínculos com o Centro de Estudos Nicolás Guillén e a filial da Universidad de las Artes, com a intenção, ao longo de mais de três décadas, de valorizar as expressões da cultura popular tradicional.
rgh/fam/mb