O Ministério das Relações Exteriores de Angola emitiu um comunicado sobre a quarta reunião entre os ministros das relações exteriores da RDC, Thérèse Kayikwamba Wagner, e de Ruanda, Olivier Jean Patrick Nduhungirehe, no qual informam que os intermediários mantiveram um diálogo com os insurgentes.
A reunião ministerial decorreu na véspera na sede do Ministério e, no âmbito dela, “os ministros foram informados dos resultados da reunião entre a Facilitação e a Delegação M23, essencialmente dedicada à sua adesão ao cessar-fogo em vigor a partir de 4 de agosto de 2024”, afirma a nota.
O comunicado não deu mais detalhes sobre estas conversas, essenciais para o processo, enquanto o M23 continua os seus confrontos contra as milícias locais e a ocupação de territórios.
O relatório acrescenta que os Ministros das relações exteriores da RDC e de Ruanda examinaram e aprovaram a Ata da Sessão Ministerial de 20 e 21 de Agosto de 2024, bem como o Relatório da reunião de Peritos em Inteligência realizada em 29 e 30 de Agosto de 2024 em Rubavu (Ruanda).
Relativamente a este último, observaram que foi dada ênfase ao Plano Harmonizado para a Neutralização das Forças Democráticas de Libertação de Ruanda (FDLR) e à retirada de Forças/Elevação de Medidas Defensivas por Ruanda.
“Durante a reunião, as partes reiteraram o seu compromisso com o processo de Luanda e saudaram os esforços da mediação para harmonizar os pontos de vista de ambas as delegações”, conclui a nota.
Angola participou na reunião como mediador do processo e a sua delegação foi chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António, e incluiu altos funcionários dos Serviços de Inteligência, Defesa e Segurança.
ode/kmg/hb