O chefe de Estado Ram Nath Thakur liderou a delegação que manteve reuniões bilaterais com pares do Japão, país anfitrião, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos (EAU), segundo um relatório oficial.
Nas conversas entre Thakur e o Ministro da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão, Sakamoto, foi ratificado o compromisso de cooperação em áreas como o uso de tecnologia, processamento de alimentos, armazenamento refrigerado, e abordaram a sustentabilidade e a produtividade da agricultura na Índia através do investimento privado.
A delegação indiana também conversou com o chefe do setor brasileiro, Carlos Fávaro, sobre cooperação em ciência e tecnologia, produção de etanol e exportação de produtos indianos para o país sul-americano.
Por outro lado, numa reunião entre o ministro indiano e Xochitl Torres, Subsecretário de Agricultura dos Estados Unidos, foi acordado dar seguimento aos diálogos entre as duas nações e fortalecer o intercâmbio relacionado com a agricultura inteligente do ponto de vista climático, o crescimento da produtividade, inovação, previsão, proteção das culturas e crédito agrícola.
A delegação indiana conversou também com um representante da Alemanha liderado por Ophelia Nick, Secretária de Estado Parlamentar, com quem foi acordado avançar na agroecologia, no intercâmbio técnico, na aplicação de inteligência artificial na agricultura e no apoio aos pequenos agricultores.
A representação indiana manteve reuniões semelhantes com Daniel Zeichner, Ministro da Segurança Alimentar e Assuntos Rurais do Reino Unido; o chefe da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luis Planas, e Amna Al Dahak, do Ministério do Meio Ambiente e Clima dos Emirados Árabes Unidos.
ode/lrd/hb