Segundo notificação do Icap, durante os próximos dias será lembrado o Grito de Lares (23 de setembro de 1868) e prestada homenagem ao General Juan Rius Rivera, no centenário de sua morte.
Também estão programadas cerimônias em homenagem ao líder Juan Mari Bras, no 14º aniversário de seu desaparecimento físico, e também ao combatente independentista Filiberto Ojeda, assassinado em 23 de setembro de 2005.
Também está previsto reconhecer o trabalho do Comité de Solidariedade a Cuba em Porto Rico, em preparação para o 32º aniversário da sua fundação, em 18 de setembro.
Com a participação de vários membros do Movimento Hostosiano de Independência Nacional de Porto Rico, o programa inclui atividades em Havana e também em Pinar del Río e Villa Clara, províncias do oeste e centro de Cuba, nesta ordem.
Em Havana, os participantes colocarão oferendas de flores diante dos bustos de José Martí e Ramón Emeterio Betances, visitarão o Centro Fidel Castro Ruz e realizarão uma conferência de imprensa na sede da Associação Cubana das Nações Unidas.
Entre muitas outras atividades, em Pinar del Río serão recebidos na escola Juan Rius Rivera e em Vila Clara visitarão o Mausoléu de Che.
As ações de apoio à causa do povo porto-riquenho fazem parte do programa Dia pela Paz, contra o Bloqueio e o Terrorismo, iniciado no passado dia 4 de setembro em Cuba.
Segundo o Icap, este Dia prolongar-se-á até 29 e 30 de outubro, altura em que as Nações Unidas apreciarão o projeto de resolução contra o bloqueio dos Estados Unidos à ilha.
jf/raj/ls