Selassie, falando à Ethiopia News Agency, explicou que Adis Abeba está trabalhando para garantir seu crescimento por meio da utilização eficiente dos recursos naturais, especialmente o fornecimento de energia de forma sustentável para o benefício dos cidadãos.
Mencionou ações destinadas a atender às necessidades de energia por meio de fontes renováveis, como a energia hidrelétrica, e enfatizou que eles não pretendem prejudicar nenhum país, referindo-se à Grand Ethiopian Renaissance Dam (GERD) como uma maneira justa e responsável de garantir seu desenvolvimento.
Enfatizou que o GERD oferece benefícios substanciais para nações intermediárias além da Etiópia.
O ministro das Relações Exteriores também lembrou as conversas do primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, com líderes regionais, nas quais ele enfatizou o potencial da represa para servir como um centro de cooperação e desenvolvimento.
“A Etiópia tem uma posição firme para resolver disputas por meio do diálogo baseado em princípios internacionais e na utilização equitativa dos recursos naturais”, reafirmou.
No entanto, ele acrescentou que os esforços para impor tratados da era colonial sobre o rio Abay (Nilo) são fundamentalmente inaceitáveis. Com relação a isso, ele disse que qualquer atividade para interromper o desenvolvimento do país é inadequada e fútil.
npg/nmr/bm