A conservação desses territórios deve envolver ativamente os moradores locais e os povos indígenas, contribuindo assim para a redução da pobreza, a educação de qualidade, a mitigação das mudanças climáticas e a igualdade de gênero, diz ele.
O documento, emitido no encerramento da 8ª Conferência Internacional da Rede Global de Geoparques da Unesco na região da Ásia-Pacífico, enfatiza a necessidade de a população local e os povos indígenas participarem do planejamento e da gestão desses locais para preservar a identidade cultural e proteger as paisagens naturais. A participação das partes interessadas, incluindo as autoridades locais e regionais e as organizações envolvidas, é essencial para o gerenciamento desses locais, diz ele, antes de enfatizar que as comunidades locais desempenham um papel fundamental na identificação, proteção e conservação dos geoparques.
Nesse sentido, ele enfatiza que, para fortalecer o papel das comunidades, a Rede vem implementando medidas destinadas a otimizar o uso do patrimônio intangível, ajudando a contar as histórias dos processos geológicos, históricos e culturais, bem como os rituais e crenças da comunidade.
O documento também ressalta a importância de proteger e promover os idiomas locais e os sistemas de conhecimento indígena existentes nos territórios de geoparques, e pede mais ações para implementar ideias e soluções em nível local, regional e internacional, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável nesses territórios.
Na sessão de encerramento da 8ª Conferência Internacional da Rede Global de Geoparques da Unesco na região da Ásia-Pacífico, no dia anterior, a Malásia recebeu a bandeira para sediar a próxima edição dessa reunião em 2026.
O evento de Cao Bang, que ocorreu de 8 a 15 de setembro, contou com a participação de mais de 800 delegados nacionais e internacionais, que participaram de reuniões científicas e workshops nos quais foram apresentados mais de 160 trabalhos.
Em maio do ano passado, o Conselho Executivo da UNESCO aprovou a designação de 18 novos Geoparques Globais, elevando o número total de locais na rede para 195 em 48 países, cobrindo uma área total de 486.709 quilômetros quadrados, duas vezes o tamanho do Reino Unido.
jf/mpm/bm