O Ministério da Economia de El Salvador declarou que esse processo inclui os postos fronteiriços de Pedro de Alvarado (Guatemala) e La Hachadura (El Salvador), ambos vinculados à livre circulação de mercadorias entre os dois estados, aos quais se somaria Honduras.
No dia anterior, o Ministério da Economia da Guatemala informou sobre o progresso feito em direção à integração regional e o início das operações nos postos de fronteira.
Quando a ação for finalizada, as fronteiras funcionarão de forma articulada e em uma única infraestrutura onde serão prestados os serviços aduaneiros, migratórios, sanitários e fitossanitários de ambos os países.
As ministras da Economia de El Salvador, María Luisa Hayem, e da Guatemala, Gabriela García, apresentaram as vantagens econômicas que a implementação da integração fronteiriça representará.
Além de atrair investimentos, o processo acelerará o tempo e reduzirá os custos do comércio bilateral, informou o Ministério da Economia da Guatemala.
Em junho de 2024, o Triângulo Norte da América Central, composto por El Salvador, Honduras e Guatemala, concluiu as negociações sobre a livre circulação de mercadorias.
mem/lb/bm