O evento, organizado pelo Ministério do Comércio, Indústria e Turismo do país neogranadino, por meio da agência de promoção ProColombia, tem como objetivo promover o crescimento das exportações, atrair Investimento Estrangeiro Direto e fortalecer sua posição como um dos principais destinos turísticos da região.
Foi relatado que, pela primeira vez, além das exportações, serão promovidos investimentos e turismo nesse tipo de evento, com a intenção de atrair o mercado asteca, mas também o restante da América Latina, o Caribe e a América do Norte.
Portanto, do lado colombiano, participarão 200 exportadores, 30 empresários e outras 30 empresas de turismo, enquanto 130 compradores internacionais e 50 investidores virão do México.
Para esta edição, serão propostos negócios em setores estratégicos como moda, agronegócio, energia, turismo e tecnologia.
No turismo, por exemplo, será dada prioridade a produtos como cultura urbana, cidades históricas, natureza, sol e praia, e luxo, e as regiões turísticas a serem promovidas são o Grande Caribe, os Andes, a Amazônia e o Pacífico.
Na ocasião da Macro-Mesa Redonda, a embaixadora mexicana na Colômbia, Martha Patricia Ruiz, elogiou os laços históricos, culturais e comerciais que unem os dois países.
Ao mesmo tempo, ele destacou as oportunidades de intercâmbio em termos de infraestrutura, turismo e investimento.
“O México e a Colômbia são governos muito próximos e compartilhamos muitas coisas, incluindo ideais, princípios e, especialmente, este projeto. Estamos interessados em transformar nossos países e o que poderia ser melhor do que essa colaboração entre nações para promover transformações”, disse ele.
De acordo com a ProColombia, o México foi escolhido como sede do evento, entre outros aspectos, por ser o terceiro maior destino das exportações colombianas e o terceiro maior emissor de turistas para o país sul-americano.
mem/ifs/bm