O vice-chanceler de Honduras, Gerardo Torres, disse que é uma honra para seu país sediar este evento de dois dias, que também contará com a presença do diretor-geral do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Qu Dongyu, e a diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanusia Nogueira.
“É uma honra para nós sediar este evento de grande magnitude e que Honduras também seja um dos principais produtores de café do mundo, além de ter o privilégio de receber destacados líderes e especialistas da indústria cafeeira”, expressa.
Segundo Torres, este é o primeiro evento organizado pela Celac sobre um produto específico.
Segundo artigo publicado no site do Ministério das Relações Internacionais, durante a cúpula serão expostos e degustados os melhores grãos de café do mundo e serão oferecidas oportunidades para estabelecer alianças comerciais para explorar o desenvolvimento do setor cafeeiro na região.
O vice-ministro da Cultura Cafeeira do Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Murillo, em entrevista coletiva a respeito do evento, destacou que Honduras está entre as nações latino-americanas que exportam mais de 60% do café consumido no mundo.
Os números oficiais indicam que o café representa mais de cinco por cento do produto interno bruto (PIB) deste país, e o território está atualmente posicionado como o quinto maior produtor mundial.
Na América Latina, 14 milhões de pessoas estão ligadas à cafeicultura, um setor que representa receitas de mais de 1,3 bilhões de dólares e contribui significativamente para o crescimento económico da região.
A primeira Cúpula do Café Celac tem como lema “Agricultura e Economia Familiar para o Desenvolvimento Regional” e será realizada no âmbito da presidência pro tempore do mecanismo mantida por Honduras.
oda/ybv / fav