De acordo com um comunicado de imprensa da Embaixada de Cuba nos Estados Unidos, o vice-ministro das Relações Exteriores se reuniu com Dominic LeBlanc, chefe de Segurança Pública, Instituições Democráticas e Assuntos Intergovernamentais, e David Morrison, vice-chefe de Relações Exteriores.
Ele também se reuniu com o senador Peter Boehm e Ali Ehsassi, presidentes dos Comitês de Relações Exteriores do Senado e da Câmara, respectivamente, e com Randy Hoback, assessor do Líder da Oposição sobre as relações Canadá-EUA.
Também foram significativos os intercâmbios com representantes do Grupo Parlamentar de Amizade e com membros solidários, cubanos residentes no Canadá e a missão diplomática cubana, de acordo com a nota.
Durante as reuniões, foram discutidas várias questões de interesse bilateral, incluindo a comemoração do 80º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas e o potencial de fortalecimento dos laços.
Fernández de Cossío apresentou uma atualização sobre a situação econômica e social de Cuba, que sofreu os impactos da política hostil do governo dos EUA, após o endurecimento do bloqueio e a inclusão arbitrária da ilha na lista de patrocinadores estatais do terrorismo.
Ele também agradeceu ao Canadá por seu apoio histórico ao rejeitar o cerco econômico, comercial e financeiro imposto por Washington à maior das Antilhas.
mem/las/mb