A Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) será responsável por desenvolver e supervisionar a construção da espaçonave e as missões de lançamento, o suporte à rede externa de espaço profundo e os testes especiais para validação do projeto.
Para as autoridades, a missão Chandrayaan 4 permitirá que a Índia se torne autossuficiente em tecnologias essenciais para missões tripuladas e para o estudo científico de amostras lunares.
O plano de parceria com o setor acadêmico por meio de reuniões e workshops científicos do Chandrayaan-4 já está em andamento, informou o governo indiano.
Essa missão também garantirá o estabelecimento de instalações para a conservação e análise das amostras coletadas, que serão ativos nacionais, disse ele.
Essa nova etapa se baseia no sucesso alcançado em 23 de agosto de 2023, quando a missão Chandrayaan-3 pousou com sucesso no lado escuro da Lua.
Para comemorar a façanha dos cientistas nacionais e da ISRO que representam o progresso e a ascensão da Índia no cenário global, o órgão executivo principal da Índia declarou este como o Dia Nacional do Espaço.
Em agosto passado, no primeiro ano de comemoração, a data teve como tema Touching Lives While Touching the Moon: India’s Space Saga, enfatizando o profundo impacto da exploração do universo na sociedade e na tecnologia, de acordo com os relatórios.
jf/lrd/bm