5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Orçamento de 2025 de El Salvador está sob ataque

Orçamento de 2025 de El Salvador está sob ataque

San Salvador, 19 set (Prensa Latina) O orçamento sem déficit para 2025 anunciado pelo presidente Nayib Bukele é hoje alvo de ataques, mas também de apoio de setores em El Salvador.

Os oponentes do fundo são da opinião de que o fundo aumentará com as reformas ao longo de sua vida útil, como tem sido o caso nos últimos anos.

As congressistas Claudia Ortiz (Vamos) e Marcela Villatoro (Alianza Republicana Nacionalista, Arena), em sua discordância com o Poder Executivo, apontam que ele acabará modificando e aumentando o orçamento geral do Estado que aprova para o ano de 2025.

No país, o projeto é apresentado à Assembleia Legislativa em 30 de setembro e, em 15 de setembro, Bukele anunciou que apresentaria um plano totalmente financiado aos deputados para sua consideração, sem a necessidade de emitir dívidas.

A esse respeito, Ortiz afirmou que há iniciativas que são alteradas um mês depois de serem aprovadas, e isso acontece ainda mais quando a maioria que controla o legislativo responde ao governo.

Por sua vez, Villatoro disse que um dos aspectos importantes do novo orçamento é reduzir os gastos, e isso começa com a redução dos fundos dos órgãos estatais, incluindo a Assembleia Legislativa.

O plano de gastos, que deve ser apresentado pelo Tesouro até segunda-feira, 30 de setembro, e refletirá as prioridades de investimento público do governo, com base nas necessidades da população, estimativas de gastos e receitas, é apoiado pelo setor empresarial.

O presidente da Associação Salvadorenha de Industriais (ASI), Jorge Arriza, disse que o setor vê a iniciativa de Bukele como uma boa iniciativa, que ele acredita ser o início do saneamento das contas macroeconômicas e fiscais do país.

Vemos isso muito bem, apoiamos e consideramos que é o início do saneamento das contas macroeconômicas e fiscais, que sempre foi um tópico de discussão devido ao aumento da dívida e outros fatores, disse ele.

Ele acrescentou que a proposta dá segurança aos mercados internacionais, permite que os títulos tenham um valor importante e gera condições mais favoráveis para o investimento.

mem/lb/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES