Federações da Nicarágua, Curaçao, Cuba, Argentina, Colômbia e Panamá acordaram na sexta-feira, no Panamá, criar esta instituição que pretende promover uniões sólidas entre as nações da região e organizar eventos para o desenvolvimento do esporte.
A aliança visa projetar o beisebol latino-americano no contexto global e criar mais oportunidades para competições internacionais, de modo que os novos talentos da área tenham outro palco para demonstrar suas ferramentas.
Nessa primeira reunião, David Salayanda foi eleito presidente e os vice-presidentes Nemesio Porras, Carlos Lee, Yedrek Madalena, Pedro Salcedo, Juan Reinaldo Pérez e Roberto Braccini.
O conselho de administração terá Ajax Delgado como secretário, Luis Villalaz como tesoureiro, Kodiro Miranda como fiscal, Luis Daniel del Risco como primeiro membro e Carlos Van Cauwlaert como segundo membro.
Como parte dos acordos da ABAM, foi aprovada a primeira Série das Américas, a ser realizada de 24 a 30 de janeiro de 2025 na Nicarágua, nos estádios Soberania Nacional, Roberto Clemente e Rigoberto Lopez Perez.
rgh/blc/glmv