21 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Conille avaliou os primeiros 100 dias de seu governo no Haiti

Conille avaliou os primeiros 100 dias de seu governo no Haiti

Porto Príncipe, 20 set (Prensa Latina) A governança inclusiva e reformista constituiu um passo fundamental nos primeiros 100 dias de trabalho do primeiro-ministro provisório do Haiti, Garry Conille, que admite que hoje permanecem muitos desafios para tirar o país de lá do atoleiro.

Conille elogiou a formação de um aparelho de Estado com 10 ministros em tempo recorde, com uma percentagem superior a 35%.

Os titulares pertencem a setores representados no Conselho Presidencial de Transição.

Conille explicou que foi realizada uma análise com cada ministério para compreender os desafios que enfrentam e estabelecer um roteiro alinhado com as prioridades da nação antilhana.

O Orçamento do Estado foi retificado, agora centrado nas questões sociais e de segurança, e foram também incluídos programas de emergência, destacou Conille, citado pelo jornal Le Nouvelliste.

A isto acrescenta-se um plano de investimento de 2,2 bilhões de dólares ao longo de dois anos com parceiros internacionais para responder às tarefas de recuperação.

Como bom sinal, destacou um aumento de capital para resolver problemas do sector social.

Fez referência às ações em curso para sanear a massa salarial da administração do Estado, pelo que estão a ser realizadas investigações e auditorias em vários ministérios.

Defendeu que estes passos vão fortalecer a transparência, a integridade das instituições, a modernização do sistema tributário, além de ajudar a reconquistar a confiança da população.

Neste momento, observou Conille, o governo está em conversações com o Banco Central para ajudar as empresas privadas afetadas pela crise de segurança.

Anunciou medidas para combater a corrupção, fortalecendo as capacidades das instituições de controle e disposições para um melhor desempenho das instituições de cobrança do Estado.

Entre as prioridades do governo Conille está a realização das eleições gerais no próximo ano, daí a avaliação das capacidades operacionais e funcionais de todas as estruturas que participarão nas eleições.

Este processo, indicou, passa pela contratação de especialistas que possam ajudar a reiniciar a máquina eleitoral e fazer um inventário das necessidades do Conselho Eleitoral Provisório.

Quanto ao financiamento para a realização das eleições, disse que existe um fundo comum com os atores internacionais, mas o Haiti participará em mais de um terço do valor total, que ultrapassa os 120 milhões de dólares.

rgh/joe/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES