De acordo com um comunicado do diplomata indiano, o funcionário da ilha se reuniu com a Ministra de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Pabitra Margherita, com quem discutiu as relações e a cooperação entre os dois países em vários setores, como saúde, produtos farmacêuticos, biotecnologia, ciência, esportes, cultura e o aprofundamento dos laços entre os povos.
Em sua rede social X, Achkienasi considerou a reunião importante para discutir o aprofundamento dos laços entre os dois povos com base nos laços que os unem há várias décadas.
O diplomata cubano também conversou com Raghuram S, Secretário de Planejamento de Políticas do Ministério das Relações Exteriores da Índia, sobre experiências em planejamento e análise, disse o diplomata cubano.
Ambos confirmaram possibilidades de cooperação com o Centre for International Policy Research e o Higher Institute of International Relations da nação caribenha, de interesse para pesquisadores e professores de ambos os países.
Sobre questões semelhantes e a possibilidade de desenvolver projetos conjuntos e estudos de pós-graduação, Achkienasi discutiu em uma reunião com Amitabh Mattoo, Reitor da Escola de Estudos Internacionais da Universidade Jawaharlal Nehru (JNU).
Além disso, ele deu uma palestra sobre a política externa de Cuba e seu papel na arena internacional para estudantes e pesquisadores do Centro de Estudos Latino-Americanos, Canadenses e Americanos, que, por sua vez, estavam interessados na situação do país caribenho e nas condições impostas pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro de Washington, de acordo com o funcionário cubano.
Por fim, soube-se que Achkienasi realizou um intercâmbio com executivos do Sistema de Pesquisa e Informação para Países em Desenvolvimento, em Nova Délhi, no qual foi destacado o interesse mútuo em desenvolver projetos de cooperação com a participação cubana nos interesses do Sul Global, inclusive em uma base triangular.
jha/lrd/bm