O acordo demonstra nossa dedicação à segurança alimentar e significa um importante passo adiante em nossos esforços contínuos para aumentar a colaboração internacional nesse sentido, disse G. Kamala Vardhana Rao, diretor executivo da agência indiana.
Ele também reafirmou o desejo de trabalhar em conjunto com o Brasil para atingir objetivos comuns e melhorar a segurança alimentar em ambas as nações, disse ele.
Enquanto isso, o Ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Henrique Baqueta, explicou que a assinatura do memorando é um marco nas relações bilaterais entre os dois países, pois permite a cooperação técnica e a troca de experiências e conhecimentos com o objetivo de fortalecer a colaboração institucional e realizar iniciativas conjuntas.
A Índia e o Brasil estabeleceram novas parcerias este ano para fortalecer os laços bilaterais.
Em agosto passado, as duas nações realizaram a nona reunião da Comissão Mista em Nova Délhi, co-presidida pelos ministros das Relações Exteriores Mauro Viera e Subrahmanyan Jaishankar.
O ministro das Relações Exteriores da Índia explicou em sua mídia social que eles analisaram os laços bilaterais, incluindo a cooperação em comércio, defesa, energia e biocombustíveis, saúde, agricultura sustentável, espaço, conectividade e tecnologia.
As delegações de ambos os países também trocaram opiniões sobre os desenvolvimentos geopolíticos globais e as preocupações e aspirações compartilhadas do Sul Global.
Eles também discutiram o progresso da participação da Índia e do Brasil no Brics, bem como no fórum de diálogo com a África do Sul IBAS, o Grupo dos 20 (G20) e as Nações Unidas.
mem/lrd/mb