Na reunião, convocada pelo Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc), a diplomata insistiu na necessidade de um apoio financeiro internacional significativo para relançar a economia do país e combater efetivamente seus principais problemas sociais e econômicos.
A grave crise multidimensional enfrentada por essa nação irmã do Caribe exacerbou a instabilidade social, a pobreza e o subdesenvolvimento, causados por séculos de pilhagem colonial e neocolonial e intervenções estrangeiras”, alertou o vice-ministro das Relações Exteriores.
O representante cubano lembrou que seu país vem prestando solidariedade e cooperação desinteressada ao Haiti há anos em áreas de grande impacto para seu povo.
Atualmente, uma brigada médica permanece no sul do país com 57 profissionais de saúde, disse ela na reunião convocada para coincidir com o segmento de alto nível da Assembleia Geral da ONU.
Rodríguez saudou os esforços da Comunidade dos Países do Caribe na busca de soluções para a complexa situação e seu apelo por uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo.
Insistimos na necessidade de estabelecer mecanismos de ajuda eficazes que garantam o uso eficiente dos recursos para o povo haitiano”, acrescentou.
jha/ebr/glmv