“Da Venezuela enviamos um abraço de solidariedade ao presidente eleito e ao seu povo, ratificando a nossa vontade de avançar nas relações de amizade e cooperação para benefício mútuo”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ivan Gil, através da sua conta no Telegram.
Kumara Dissanayake foi hoje empossado como nono presidente executivo pelo presidente do Supremo Tribunal, Jayantha Jayasuriya.
O líder e candidato do Poder Popular Nacional foi eleito após uma segunda contagem dos votos das eleições realizadas no passado sábado.
De acordo com vários especialistas, a vitória representa uma grande mudança no panorama político do Sri Lanka, numa altura de desafios económicos e políticos.
De acordo com o seu manifesto de campanha, o novo presidente propõe-se criar uma economia equilibrada no país que permita um desenvolvimento contínuo e uma taxa de crescimento estável, de modo a minimizar as discrepâncias na distribuição do rendimento.
A sua proposta detalha uma série de objectivos na economia, agricultura, recursos aquáticos e pesqueiros, transportes, educação, habitação, saúde, cultura, mulheres e jovens, política externa, entre outras áreas.
jha/otf/glmv