Em declarações à Prensa Latina, Achkienasi destacou que, como parte de sua agenda, na véspera teve contato com Giuliana del Papa, chefe da Unidade de Análise, Programação, Estatística e Documentação Histórica da Direção Geral de Diplomacia Pública e Cultural de o Ministério das Relações Exteriores italiano (Maeci).
Nessa reunião, realizada na sede da referida organização, foram discutidas experiências nesta área, sendo evidente o interesse de ambas as partes em manter uma relação positiva que facilite o aprofundamento dos laços existentes.
Em particular, foi avaliada a forma como é realizado o trabalho de análise e elaborados os produtos de informação em ambos os ministérios, bem como o papel dos chamados grupos de reflexão no apoio a esta atividade, com participação acadêmica nos processos de investigação e formação do pessoal diplomático.
De particular interesse foi o diálogo sobre as dificuldades comuns enfrentadas por ambas as entidades no tratamento de elevados volumes de dados e no desenvolvimento de novas ferramentas para facilitar o trabalho de especialistas, em atividades como a recolha, recuperação e análise de informação aberta.
Um dos objetivos comuns é conseguir uma maior utilização da Inteligência Artificial (IA) para apoiar esta tarefa, disse o responsável.
Também na passada segunda-feira, Achkienasi manteve um encontro com Laura Egoli, chefe da Unidade de Formação da Direcção Geral de Recursos e Inovação de Maeci, na qual foram discutidas as experiências de formação nos ministérios dos Negócios Estrangeiros dos dois países.
Nesse contato, ocorrido em Villa Madama, sede da referida unidade e do Instituto Diplomático Mario Toscano (ISDI), ficaram evidentes os pontos comuns entre os Ministérios das Relações Exteriores da Itália e de Cuba, na preparação de funcionários diplomáticos em graduação e pós-graduação cursos.
Em síntese, segundo o diplomata cubano, os intercâmbios mantidos durante esta visita, fluidos e cordiais, permitiram a ambas as partes aprofundar o conhecimento das boas práticas e estabelecer canais que podem servir para fortalecer a inter-relação e melhor compreensão.
lam/ort/ls