Depois de atrasos por parte da diretoria do fórum, do retorno da lista de candidatos do Partido Aliança Republicana Nacionalista (ARENA) e da apresentação de uma nova lista, tudo parece indicar que a formação do órgão que governa os processos eleitorais do país está prestes a ser concretizada.
Agora, resta apenas que os membros da Comissão Política entrevistem a nova oferta da Arena e a aprovem para que ela possa passar para o plenário, onde a New Ideas (NI) tem maioria absoluta para impedir ou dar andamento a qualquer iniciativa.
O fato de o presidente da Assembleia, Ernesto Castro, ter convocado uma sessão plenária na quinta-feira é um indício de que será eleito um novo TSE, que será presidido pelo candidato do agrupamento Cian, o partido do governo.
Outros membros também serão escolhidos entre os propostos pela Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) e pela Arena.
Serão eleitos cinco magistrados e cinco suplentes para os próximos cinco anos, que devem assumir o cargo imediatamente, já que o órgão está vago desde 1º de agosto de 2024.
Embora Castro culpe o partido ARENA pelo atraso na eleição, os opositores acreditam que foi a liderança do Legislativo que atrapalhou o processo, alegando que os candidatos propostos “não atendiam às condições mínimas” para serem considerados.
A eleição foi frustrada em 31 de julho, depois que a NI solicitou que o parecer favorável fosse devolvido à Comissão Política e, posteriormente, em 10 de setembro, o deputado Caleb Navarro, do partido do governo, solicitou que a ARENA apresentasse novos candidatos.
Na verdade, o atraso que tivemos foi porque estávamos esperando que o partido ARENA apresentasse sua lista de candidatos, e desde que eles foram devolvidos aqui na semana passada, o partido ARENA já apresentou uma nova lista de candidatos”, disse o legislador.
A sessão plenária está marcada para as 9h30, horário local, o que leva alguns a supor que El Salvador terá os novos membros do TSE nesse dia.
npg/lb/glmv