De acordo com um comunicado de imprensa divulgado aqui, os dois líderes discutiram a recém-concluída Cúpula do Futuro, a reforma da arquitetura financeira internacional e a importância de promover o multilateralismo.
O presidente dos EUA viajou para a sede das Nações Unidas em Nova Iorque na terça-feira para a instalação do debate geral, onde centenas de líderes mundiais abordarão os principais desafios que o planeta enfrenta em um momento particularmente complexo até sábado.
Questões como os conflitos em Gaza, Sudão e Ucrânia, a necessidade de reformar o Conselho de Segurança e as instituições financeiras, juntamente com os desafios para o desenvolvimento sustentável e a governança global, serão o foco de muitos dos discursos.
O chefe da Casa Branca subiu ao pódio para pedir mais apoio à Ucrânia e reafirmar sua confiança em um acordo de cessar-fogo e em negociações com reféns no Oriente Médio, enquanto o conflito se expande e seu governo mantém o apoio essencial à ofensiva israelense.
Ele relembrou sua decisão de desistir da corrida eleitoral, reconhecendo que “algumas coisas são mais importantes do que permanecer no poder”.
Decidi que, após 50 anos de serviço público, é hora de uma nova geração de líderes levar minha nação adiante. Meus colegas líderes, nunca nos esqueçamos de que algumas coisas são mais importantes do que permanecer no poder”, disse ele.
npg/ebr/glmv