22 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU instalará Debate Geral com apelo para agirmos juntos

ONU instalará Debate Geral com apelo para agirmos juntos

Nações Unidas, 24 set (Prensa Latina) O Debate Geral da 79ª Assembleia Geral da ONU abrirá hoje seus dias como um dos momentos mais esperados da semana de alto nível, com a participação de centenas de líderes mundiais.

Mais de 80 chefes de estado, outros 44 chefes de governo e centenas de representantes seniores estão agendados para a lista preliminar de oradores do grande evento.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, abrirá o debate seguindo uma tradição que remonta aos primeiros anos das Nações Unidas, quando o país sul-americano assumiu o papel inaugural na lista de oradores devido à relutância de outros.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ficará em segundo lugar como anfitrião naquele que será o seu último discurso no cargo perante a ONU, seguido pelos chefes de Estado da Turquia, Jordânia e Guatemala.

A lista também inclui discursos há muito aguardados dos presidentes da Palestina, Haiti e Sudão, cenas de algumas das mais importantes crises de violência ou conflito do último ano.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, também falará na Assembleia depois de quase um ano da sangrenta ofensiva em Gaza e das contínuas acusações da ONU por violações do direito internacional, ataques a civis, pessoal humanitário e infra-estruturas de saúde, educacionais e civis.

Em nome de Cuba falará o seu ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, que subirá ao pódio da Assembleia na manhã de sábado, dia 28.

Nesse mesmo dia, representantes da China e da Rússia falarão no fórum de 193 países.

Este ano, o debate tem como tema Não deixar ninguém para trás: Agir juntos pela paz, pelo desenvolvimento sustentável e pela dignidade humana para as gerações presentes e futuras.

Apesar destes nobres propósitos, a reunião coincide com um aumento dramático das tensões no Oriente Médio, enquanto os conflitos na Ucrânia, no Sudão e em Mianmar se intensificam.

O Debate Geral decorrerá desde esta terça-feira até 30 de setembro, depois de a Assembleia ter dado luz verde ao Pacto Futuro, documento que segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, apresenta novas oportunidades “para resgatar o multilateralismo do abismo”.

lam/ebr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES