O Ministério de Gestão Integrada de Riscos e Proteção Civil informou sobre danos em 10 municípios do estado, incluindo interrupções de energia elétrica e de telefonia móvel, queda de árvores, outdoors, deslizamentos de terra e desprendimento de coberturas de luz em várias casas que ainda não foram quantificadas.
As mortes foram causadas por um deslizamento de terra no município de Tlacoachistlahuaca de Guerrero, enquanto no estado vizinho de Oaxaca a deterioração da infraestrutura também é semelhante, com deslizamentos de terra e fechamento de rodovias.
Precisamente, essas duas demarcações acordaram nesta terça-feira com interrupções na atividade socioeconômica e sob alerta vermelho devido ao avanço do furacão John e ao impacto de suas chuvas e fortes tempestades por um período prolongado.
O evento climático atingiu a costa na noite passada como um ciclone de categoria três, rebaixado para categoria dois nas últimas horas, mas pode ser perigoso devido às marés altas e inundações repentinas.
npg/ymr/glmv