22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

São identificados os restos mortais de um detento desaparecido

São identificados os restos mortais de um detento desaparecido

Montevidéu, 24 set (Prensa Latina) Os restos mortais encontrados em 30 de julho passado no terreno do 14º Batalhão do Exército uruguaio correspondem ao militante comunista e dirigente sindical Luis Arigón Castel, foi anunciado hoje.

O anúncio foi feito pelo Promotor de Crimes contra a Humanidade, Ricardo Perciballe, em uma coletiva de imprensa.

Arigón, um dos 197 detidos-desaparecidos pela ditadura que governou o Uruguai entre 1973 e 1985, foi sequestrado em 1977, aos 51 anos de idade.

Ele era um ativista sindical e político que, pelo simples fato de resistir à ditadura, acreditando em uma sociedade diferente, foi ilegitimamente privado de sua liberdade, transferido para o centro de detenção clandestino La Tablada, onde foi submetido a várias torturas”, disse Perciballe.

A coordenadora do Grupo de Pesquisa em Antropologia Forense (GIAF) da Universidade da República, Alicia Lusiardo, leu fragmentos do relatório médico que confirmou traumatismos pré-morte no esqueleto.

Arigón era casado e pai de dois filhos no momento de sua prisão em sua casa, em 14 de junho de 1977.

A Equipe Argentina de Antropologia Forense, que tem seu laboratório em Córdoba, colaborou na identificação dos desaparecidos em vários países do cone sul-americano durante o Plano Condor, coordenado na época pelos regimes de fato da região.

Com os de Luis Arigón, quatro restos mortais foram encontrados e identificados no terreno do Batalhão 14, no departamento de Canelones.

Os restos mortais de Amelia Sanjurjo e Ricardo Blanco, torturados até a morte em La Tablada, e do professor Julio Castro, assassinado em uma casa grande usada pelo regime de fato em Montevidéu, foram encontrados anteriormente.

npg/ool/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES