O candidato republicano Donald Trump está tentando fazer do crime uma questão central na corrida e afirma que as taxas de criminalidade aumentaram durante a administração democrata, ao mesmo tempo que tenta retratar a sua rival Kamala Harris como fraca neste campo.
No entanto, a vice-presidente, com antecedentes como ex-procuradora-geral da Califórnia, retribuiu as acusações com a linha de ataque que utiliza desde que entrou na campanha: Trump tem processos pendentes na justiça, foi condenado e aguarda sentença após o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente na história do país.
O Federal Bureau of Investigation (FBI) forneceu dados em um novo relatório que poderia favorecer a opinião favorável aos democratas.
De acordo com estatísticas divulgadas na véspera, a criminalidade violenta diminuiu aqui no ano passado, incluindo uma queda drástica no número de assassinatos.
Os dados revelaram que os assassinatos e homicídios culposos caíram a nível nacional quase 12% entre 2022 e 2023, a maior queda em décadas, segundo o FBI.
O número de violações denunciadas também caiu significativamente, em mais de nove por cento; Enquanto isso, os crimes de ódio relatados caíram menos de um por cento.
No geral, o crime violento diminuiu três por cento, de acordo com o relatório, com base em números recolhidos de 16.334 agências policiais em todo o país.
oda/dfm/ls